A Mesa Setorial de Negociação Permanente do Ministério da Saúde (MSNP/MS) foi instalada formalmente nessa segunda-feira (27/05). E a primeira reunião já aconteceu na própria segunda-feira. Na ocasião, foram definidos os temas a serem debatidos na Mesa, a partir das propostas das entidades sindicais. Também foi discutido e planejado o processo do trabalho e o calendário de reuniões. Além disso, foi definida a criação de Grupos de Trabalho (GTs) que irão discutir a situação dos hospitais do Rio de Janeiro e o regimento interno.

Instituída pela Portaria do MS 3.830, de 14 de maio de 2024, a Mesa conta com a representação de três entidades sindicais: Condsef, Fenasps e CNTSS. O secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, integra a mesa como titular representando a Condsef. 

Na avaliação de Neves, a instalação da MSNP foi bastante positiva, embora ela não vá tratar de questões com impacto financeiro. "É um espaço importante para debater as questões relacionadas a atuação do ministério para atendimento da saúde do povo brasileiro em harmonia com Estados e Municípios, além, evidentemente, de valorizar os trabalhadores da pasta, o que é fundamental para êxito da missão do MS", ressaltou.

Nas próximas semanas, será construído o regimento interno da mesa. A próxima reunião está prevista para ocorrer em julho.


  • Foto/Capa: Pedro Mesidor/Fenasps
  • Com informações do Sindsep-DF

Fonte: Condsef/Fenadsef