Condsef/Fenadsef
Essa semana, nos dias 18 e 19, representantes de quatorze estados (AM, SC, AC, MG, PR, PE, RJ, RN, GO, BA, RS, TO, RO, PI) e do DF participaram de um encontro nacional híbrido da Cultura. Após amplo debate, a maioria aprovou um indicativo de greve da categoria a partir de 29 de abril.
Acordos não cumpridos com o setor e pendências na reestruturação da Carreira da Cultura são os principais motivos que levam os servidores a decidir pela mobilização com paralisação de atividades.
No último dia 15, o Ministério da Cultura (MinC) completou 40 anos. Durante toda a sua existência, os servidores da Cultura lutam para verem reconhecida e reestruturada sua carreira, processo que não avança desde 2005. Ao longo das últimas duas décadas, muitos desafios e acordos não cumpridos pelo governo acumularam-se. Como resultado, uma crescente desestruturação da equipe técnica efetiva vem sendo observada, o que dificulta a implementação de políticas públicas culturais, especialmente em um contexto de aumento da complexidade e dos desafios diários dessa área.
MGI não abre diálogo
Na luta por valorização dos servidores da Cultura o MGI tem apresentado resistência e se negado a abrir um diálogo para negociar uma proposta de carreira que já foi entregue à ministra Esther Dweck, em mãos, em agosto do ano passado, pela ministra da Cultura, Margareth Menezes.
O Departamento de Educação e Cultura (DEC) da Condsef/Fenadsef preparou um dossiê com um histórico incluindo termos de acordos assinados anteriormente e ainda não cumpridos, entre outras tantas pendências que fazem com que os servidores da Cultura amarguem esse cenário de desmonte e caos que precisa ser transformado.
>> Confira aqui a íntegra do dossiê que resume a luta de décadas dos servidores da Cultura
Próximos passos da luta
Os servidores da Cultura devem agora organizar um comando nacional de mobilização para efetivar e organizar as atividades da categoria. A mobilização nos estados deve ser reforçada e ampliada, incluindo a discussão sobre o indicativo de greve e ações que vão continuar movimento a luta pela reestruturação da carreira.
Continue acompanhando. Todos os desdobramentos e detalhes da agenda de luta nacional dos servidores da Cultura você acompanha em nosso site e nossas redes sociais.