Condsef/Fenadsef

A 2ª reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) da Ebserh aconteceu nessa terça-feira, 18, em Brasília, trazendo avanços em alguns pontos e deixando outros ainda pendentes. Entre os temas pautados estavam as férias para profissionais que trabalham com exposição à radição ionizante, o reenquadramento do PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários), política para mulheres, política de combate ao assédio, incluindo alteração de norma de seleção de chefia, PPP, além da proposta de alteração do calendário e local de reuniões de 2025.

Sobre este último ponto, a Condsef/Fenadsef apresentou proposta para que a MNNP da Ebserh pudesse ter formato itinenrante, com reuniões em todo o Brasil. A direção da Ebserh concordou e acatou a proposta. A reunião que acontece em maio já será realizada no Rio de Janeiro. Data, hora e local serão divulgados posteriormente. A 3ª reunião da MNNP está confirmada para o dia 24 de abril, em Brasília. Confira abaixo o calendário preliminar das reuniões da mesa permanente.

Ampliar diálogo em busca de soluções

Para a Condsef/Fenadsef essa alteração é importante para que empregados da Ebserh dos diversos hospitais possam levar realidades específicas de seus locais de trabalho também para o centro do debate com a direção da empresa. O objetivo é ampliar a possibilidade de ouvir e encontrar soluções para os diversos problemas enfrentados pelos empregados da Ebserh no dia a dia. 

Durante a reunião foi feita a leitura do ofício enviado pela Ebserh para o MEC (Ministério da Educação e Cultura) que pleitea a concessão de 20 dias de férias a cada 6 meses aos empregados que atuam com exposição à radiação ionizante. Até o momento não houve retorno do pleito. Segundo a gestão, a próxima etapa será o MEC encaminhar a reivindicação para aprovação do Sest. A Condsef/Fenadsef voltou a reforçar o envio do ofício e da documentação referente a essa pauta para que as entidades sindicais possam dar conhecimento em detalhes aos trabalhadores. 

PCCS/Reenquadramento sem avanços

Em atitude unilateral, a Ebserh informou que excluiu tecnólogos de radiologia no reenquadramento de carreiras, afirmando que o salário destes profissionais não se encontra abaixo do mercado. A informação foi rebatida e os representantes da categoria solicitaram que os valores do reenquadramento para outras categorias, aprovados no Conselho de Administração, sejam divulgados. A direção da empresa disse que vai avaliar a possibilidade até a próxima semana. 

A demanda de reenquadramento dos advogados, administrativos e demais empregados foi reforçada pela Condsef/Fenadsef que enfatizou a necessidade urgente de implementação das pautas debatidas nos grupos de trabalho. A Ebserh afirma que não haverá progressão vertical em 2025.

Sobre política para mulheres e combate ao assédio também ainda há poucos avanços. A Ebserh afirma que divulgará resolução específica de proteção ao trabalho da mulher. A implementação das salas de apoio à amamentação em todos os HU´s voltou a ser cobrada.

Outro ponto cobrado foi a pauta das férias para mulheres antes do período aquisitivo. O ponto teve retorno positivo e nos próximos dias uma autorização deve ser publicada. A Condsef/Fenadsef pontuou a importância da publicação de uma cartilha por parte da Ebserh, em formato didático, com informações sobre iniciativas internas de proteção ao trabalho da mulher como incentivo à amamentação, liberação para exames preventivos, folga dominical, entre outras.  

Sobre assédio, os representantes da Condsef/Fenadsef pontuaram a descrença dos empregados com a ouvidoria da empresa. A direção da Ebserh enfatiza que é importante promover a denúncia, descrevendo o fato ocorrido. A direção destacou ainda que assédio e racismo são fatores que devem levar a demissão por justa causa dos profissionais que cometem tais condutas. Já o afastamento é norma disciplinar durante fase acusatória. 

Outros pontos

NORMATIVOS CONSTRUÍDOS DE FORMA COLETIVA:  A empresa avaliará a possibilidade das alterações das normas serem discutidas na Mesa Nacional de Negociação Permanente, conforme ACT.

POLÍTICA PARA PCD: A empresa solicita que as entidades encaminhem proposta conjunta de Política para Pessoas com Deficiência.

POP 016: Existe uma nova versão do POP 016 (insalubridade) desde o dia 14 de março de 2025. Uma das alterações é a análise qualitativa. A questão dos trabalhadores que manipulam quimioterápicos está sendo analisada. A Condsef/Fenadsef reafirma a contrariedade em relação aos POP’S e solicitou o documento para análise. 

Confira como ficou a prévia da alteração do calendário e local de reuniões 2025:

Abril: 24/04 (Brasília)
Maio: 21/05 (Rio de Janeiro)
Junho: 17/06
Julho: 16/07
Agosto: 14/08
Setembro: 17/09
Outubro: 22/10
Novembro: 26/11
Dezembro: 11/12

Todos os detalhes e principais informações sobre as reunião da MNNP Ebserh você continua acompanhando em nosso site e nossas redes sociais.