Condsef/Fenadsef
Após forte pressão de servidores federais, a LOA 2025 foi finalmente aprovada no Congresso Nacional nessa quinta, 20. O texto segue agora para sanção presidencial.
Com isso, a expectativa dos servidores é de que o pagamento efetivo dos reajustes negociados ao longo de 2024 seja incluído no contracheque de abril a ser pago em maio. Os reajustes são retroativos a janeiro.
A Condsef/Fenadsef votou a cobrar do MGI que publique uma folha suplementar para evitar que descontos indevidos em Imposto de Renda recaiam sobre servidores, principalmente aqueles que recebem os menores proventos.
Vale lembrar que os acordos firmados com a maioria dos servidores do Executivo garantem reajuste de 9% a partir de janeiro de 2025 e de 5% a partir de abril de 2026.
Leia + | Acesse os acordos assinados do PGPE, CPST e planos correlatos
A Condsef/Fenadsef também cobrou da ministra Esther Dweck que não vá ao encontro da Fiesp que debate a Reforma Administrativa. O encontro está confirmado para a segunda-feira, 24, e a Confederação e suas filiadas devem realizar protestos contra a intenção de setores da iniciativa privada em forçar mudanças na Administração Pública trazendo novamente ao cenário o debate sobre a famigerada PEC 32, a Reforma Administrativa de Bolsonaro-Guedes.
A semana ainda contou com encontro de servidores da Cultura que deliberaram um indicativo de greve para o dia 29 de abril e um encontro de assessorias jurídicas das entidades filiadas à Condsef/Fenadsef que debateu temas importantes para o conjunto do funcionalismo.
Além disso, Sérgio Ronaldo aponta para uma nova agenda de mobilização que vai acompanhar a votação da MP dos reajustes dos servidores que já conta com mais de 500 emendas. Algumas emendas foram apresentadas pela Condsef/Fenadsef e suas filiadas e um trabalho de força tarefa junto a parlamentares será fundamental para garantir que sejam acatadas. Essa é uma tarefa que exigirá muita mobilização e trabalho de pressão das categorias envolvidas.
Outra agenda apontada é uma Jornada de Luta em Brasília nos dias 28 e 29 de abril convocada pela CUT em defesa dos direitos da classe trabalhadora. Acompanhe em nosso site e nossas redes sociais para continuar por dentro dos temas de interesse da nossa base.
- Capa: Reprodução, Sindsep-DF