Condsef/Fenadsef

A Condsef/Fenadsef, entidade filiada à CUT e à ISP, esteve nas ruas junto com suas entidades filiadas e milhares de brasileiros para dizer não ao PL da Dosimetria, uma nova tentativa de anistiar os golpistas do 8 de Janeiro que passou em votação na calada da noite na Câmara dos Deputados e, agora, também por maioria no Senado. Ataques à democracia não podem ser relativizados nem tratados como acordo político.

O projeto aprovado pelo Congresso Nacional, contra os interesses do povo brasileiro, reduz penas, facilita a progressão de regime e abre caminho para a impunidade de quem atentou contra o Estado Democrático de Direito. Isso representa um grave retrocesso e um incentivo para que novas tramas golpistas voltem a ameaçar o país.

Em matéria publicada nessa quinta, 18, a Agência Brasil informou que quatro bancadas da Câmara dos Deputados, PT, PSB, PCdoB e PSOL, impetraram mandado de segurança junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspensão da tramitação do PL da Dosimetria.

Defender a democracia é defender justiça. Não há “excesso de punição” quando o que está em jogo é a soberania do voto popular, o respeito às instituições e a segurança da sociedade. Golpe não é opinião, é crime e precisa ser tratado como tal.

O povo quer o debate de pautas que de fato fortaleçam a democracia e assegurem direitos. O fim da escala 6x1, a taxação de super ricos, justiça tributária, redução das desigualdades, mais e melhores serviços públicos.

Por isso, reforçamos: é fundamental que o presidente Lula vete integralmente esse projeto. O Brasil precisa seguir avançando na responsabilização de quem tentou rasgar a Constituição e romper com a ordem democrática. Sem anistia e sem esquecimento. Justiça já!


Capa: Joédson Alves/Agência Brasil