Fundada já filiada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), que hoje também completa 41 anos, a Condsef marca seus 34 anos de história com a disposição do início. 

Movida desde seu primeiro dia pela defesa incansável por serviços públicos de qualidade e servidores valorizados, a Confederação atravessa mais de três décadas encarando os desafios de cada momento dessa história. 

Historicamente, a luta, a unidade e a mobilização da classe trabalhadora em torno de suas pautas de reivindicação sempre foram essenciais aos avanços e na defesa de direitos conquistados.

Servidor aposentado do Ibama, dirigente do Sindsep-DF e um dos fundadores da Confederação, Chico Machado traz lembranças daquele congresso que criou a entidade. "A Condsef nasceu energizadíssima, disposta à luta e convencida de que era necessário organizar a categoria", aponta. 

Atravessamos desafios nos últimos anos, ameaças e congelamento salarial. O momento atual, ainda que tenha trazido avanços com a retomada de negociações e diálogo com o atual governo, nos impõe enormes desafios, incluindo um processo que não corrigiu e, em alguns casos, aprofunda distorções salariais e injustiças que seguimos lutando para combater.

Tudo isso nos mostra que aos 34 anos, estamos apenas começando a luta que teve início em 28 de agosto de 1990. Muitos de nossos combativos companheiros não estão mais aqui, outros tantos chegam para somar à nossa luta. Essa é a vida. E em nome de todos que já se foram e daqueles que ainda virão, seguimos em marcha. 

Viva a CUT. Viva a Condsef. Viva os Sindicatos Gerais. Viva a classe trabalhadora!


 

Fonte: Condsef/Fenadsef