Criado em 28 de outubro de 1943, durante o governo de Getúlio Vargas, o dia foi escolhido em homenagem à criação das leis que regem os direitos e deveres dos servidores públicos, que ocorreu em 28 de outubro de 1939.

Os servidores são protagonistas na promoção da cidadania e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, garantindo que toda a população tenha acesso a serviços básicos como educação, saúde, cultura, seguridade social, moradia, segurança, alimentação, trabalho e lazer. Trabalhando na linha de frente, asseguram que os direitos sociais, estabelecidos pela Constituição Federal de 1988, sejam efetivamente garantidos para todos os cidadãos. Para que esses direitos sejam assegurados, é fundamental que o Estado forneça as condições adequadas para que os servidores possam desempenhar suas funções com excelência.

Os últimos anos foram marcados por um processo sistemático de desvalorização e desmantelamento do serviço público, com impactos profundos tanto nas condições de trabalho quanto na qualidade dos serviços prestados à população. A reinstalação da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) representa um marco significativo para a categoria dos servidores públicos. Ela é uma oportunidade de retomarmos o diálogo e buscarmos os avanços necessários para reverter os danos causados por anos de desmonte, redução de investimentos e desvalorização dos servidores e dos órgãos públicos. No entanto, é preciso reconhecer que os reajustes e as mudanças obtidos ainda estão aquém de suprir todas as demandas e perdas que acumulamos ao longo dos anos.

A história nos mostra que a luta dos servidores deve ser contínua, pois é sempre atual. O funcionalismo e o serviço público são constantemente ameaçados por interesses que não servem à maioria da população, mas sim a minorias privilegiadas. A luta é diária e deve ser permanente. Somente com união e mobilização, podemos estar firmes e vigilantes para garantir que o serviço público seja respeitado e valorizado.

Neste Dia do Servidor Público, homenageamos todos os trabalhadores e trabalhadoras que, mesmo diante das adversidades, seguem firmes e comprometidos em suas funções. Reafirmamos a importância de estarmos juntos, buscando a melhoria das condições de trabalho, a defesa de nossos direitos e a valorização isonômica dos servidores — sejam eles ativos, aposentados, pensionistas ou anistiados.

Nossa luta continua, defendendo os interesses da categoria e na garantia de um serviço público de qualidade para toda a sociedade brasileira. 

Parabéns, Servidores Públicos!
Juntos somos mais fortes!