Durante os dois dias de atividades, representantes sindicais, conselheiros e especialistas participaram de palestras baseadas no caderno de referência e de grupos de trabalho responsáveis por qualificar, debater e aprovar propostas que serão levadas à etapa estadual da conferência.
Estiveram presentes dirigentes do Sindicato da Alimentação de Concórdia e região e do Sindicato da Saúde de Curitibanos, ambos da base da CUT. Também participaram os representantes da CUT-SC no Conselho Estadual de Saúde e na comissão organizadora da conferência estadual, entre eles, o companheiro Sebastião Ferreira Nunes, do Sintrafesc, e Cleverson, secretário de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da CUT-SC, ambos também integrantes da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) Estadual.
Ao final da etapa, foram aprovadas 30 propostas, quatro delas elaboradas pelas centrais sindicais, incluindo a CUT-SC. As demais também seguem diretrizes de valorização, prevenção e promoção da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras.
A conferência encerrou-se com a eleição dos delegados e delegadas que representarão a macrorregião na etapa estadual, que acontecerá em Florianópolis no final de junho.
O processo de construção coletiva segue firme em defesa da saúde e dos direitos da classe trabalhadora.