Em um contexto de expectativas, a última reunião de negociação de 2023 com o Governo transformou-se em um balde de água fria para os servidores federais. A sexta e última rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) terminou em uma profunda frustração.

A proposição apresentada pelo governo está longe de atender às necessidades urgentes dos servidores. A proposta, ainda não promulgada, prevê um reajuste zero para o próximo ano, segregando e excluindo aposentados e pensionistas. O governo delineou aumento apenas sobre benefícios, incluindo auxílio-alimentação, saúde e creche, e uma recomposição salarial de 9%, dividida em duas parcelas para maio de 2025 e 2026.

A insuficiência da proposta é evidente, além de não compensa sequer uma fração das perdas salariais dos últimos 6 anos, ainda tenta dividir o funcionalismo. Ao propor aumento apenas em benefícios, aposentados e pensionistas foram deixados de fora! Aposentados são a maioria do funcionalismo no Executivo Federal, e nos próximos anos milhares de outros trabalhadores atingirão o tempo para se aposentar.

O balde de água fria tomado pelos servidores deve servir de alerta para o ano de 2024. O desfecho nas negociações sinaliza que os servidores terão que intensificar as mobilizações para construir uma Campanha Salarial forte e vitoriosa no próximo ano.

Ainda há formas de garantir algum reajuste para 2024. Os índices econômicos estão em alta, e havendo aumento na arrecadação, o Governo pode utilizar o mesmo recurso utilizado neste ano - uma edição de Medida Provisória que garanta reajuste. Sabemos que nada vem de graça para os servidores, então a pressão deve ser intensa!

Em 2024 seguiremos buscando melhorias salariais, mas também a valorização justa para servidores ativos, aposentados e pensionistas, que dedicaram e dedicam suas vidas ao serviço público e a população.

Juntos temos a força necessária para enfrentar esses desafios e conquistar mudanças significativas. A união e a ação coletiva serão fundamentais para garantir um 2024 de lutas e conquistas.

Boas Festas!