Condsef/Fenadsef
237 dias de silêncio. Esse é o tempo que servidores da Cultura aguardam, desde o dia 16 de agosto do ano passado, sem que o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) dê andamento ao plano de carreira da categoria (PCCULT). O dia 16 de agosto marca a data em que a ministra da Cultura, Margareth Menezes, entregou proposta do PCCULT para a ministra do MGI, Esther Dweck.
De lá para cá, seis reuniões foram agendadas e adiadas pelo MGI. Uma nova reunião está remarcada para o dia 8 de maio. Nos dias 15 e 22 desse mês os servidores da Cultura realizam assembleia nacional da categoria. No dia 15 de abril a categoria também realiza um ato nacional "Bolaço da Dweck" que vai marcar 8 meses do PCCULT na gaveta do MGI.
Apesar de vários rumores, não existe definição clara sobre como o MGI está tratando a reestruturação da carreira da Cultura. É importante destacar que, em entrevista ao Metrópoles no dia 27 de março, a ministra da Gestão disse que negociações por salários só aconteceriam "num próximo ciclo de governo", acrescentando que o ministério segue "como sempre, super aberto ao diálogo".
Leia mais | Veja a entrevista completa com a ministra da Gestão, Esther Dweck
Pauta de vinte anos de luta, a carreira da Cultura é uma reivindicação histórica que segue sendo cobrada. Há acordos, inclusive, para abertura de mesa de negociação assinados pelo governo e que seguem sem resposta.
Vale destacar ainda que o histórico de desmonte da Cultura tem levado a uma evasão cada vez maior de servidores, o que afeta a categoria que já acumula intensa sobrecarga de trabalho. Tudo isso ainda se alinha ao que a categoria considera um total desrepeito por parte do MGI.
Deputada Erika Kokay: Apoio a servidores da Cultura é compromisso de mandato
Nos últimos anos, a luta dos servidores da Cultura voltou a se intensificar. A categoria tem conquistado apoios importantes e expressivos tanto no meio artístico, cultural, quanto de parlamentares.
Essa semana, a deputada Erika Kokay informou que solicitou audiência pública para discutir a reestruturação do plano de carreira da Cultura. Além disso, Kokay apresentou requerimento também para que a ministra Esther Dweck seja convidada para uma reunião na Comissão de Cultura na Câmara dos Deputados para um debate sobre o tema.
"A Cultura é fundamental, é uma política pública que nos constrói para transformação da sociedade. Vamos fazer o que for possível para que tenhamos a reestruturação do plano de carreira da Cultura. É um compromisso de mandato", disse a deputada.
Veja no vídeo:
Deputado Pastor Henrique Vieira: Reunião com Esther Dweck rende compromisso
Outro parlamentar que também colocou o mandato à disposição da luta dos servidores da Cultura e tem sido importante nesse processo é o deputado Pastor Henrique Vieira. Recentemente ele esteve com a ministra Esther Dweck para tratar do plano de carreira dos servidores da Cultura. Na ocasião, a ministra reconheceu a defasagem histórica da categoria e reforçou o compromisso com o avanço da pauta da Cultura nos próximos meses. Ainda apontou previsão de implementação do novo plano no ano que vem.
Confira no vídeo:
A Condsef/Fenadsef reforça que a desestruturação das políticas públicas e os problemas estruturais na Cultura devem ser enfrentados com negociação entre governo e servidores. A luta por valorização e criação da carreira da Cultura é histórica e continuará sendo encampada e defendida pela Confederação e todas as suas entidades filiadas.