De acordo com estudo encomendado pelo @institutomosap, o impacto da aprovação da PEC 006/2024, que prevê a extinção da contribuição previdenciária de aposentados em 10 anos, seria de R$ 6 bilhões no primeiro ano. Enquanto isso, o Governo Federal deve deixar de arrecadar mais de R$ 500 bilhões em isenções fiscais direcionadas para setores empresariais, só em 2024.

A informação circulou na audiência pública realizada pela deputada federal @carla.ayres13 (PT-SC), nesta terça, dia 3 de setembro, mostrando que a realidade nacional não é muito diferente dos Estados. Em Santa Catarina, por exemplo, o governador @jorginhomello isenta mega empresários de pagarem mais de R$ 20 bilhões em impostos, mas não revoga os 14% até o teto do INSS, medida que custaria cerca de R$ 500 milhões por ano.

A delegação com representantes dos sindicatos que participam do Fórum Catarinense de Defesa do Serviço Público participou da audiência, mas também está realizando passagens nos gabinetes da @camaradeputados para convencer parlamentares a preencherem requerimento solicitando o apensamento da PEC 006/2024 à PEC 555/2006 e assim acelerar a tramitação da primeira.

De acordo com Ellen Caroline Pereira, dirigente do SINJUSC que representou o Fórum na mesa da audiência pública, “apesar da aprovação da PEC 006/24 não revogar os 14%, acreditamos que a extinção da cobrança em nível federal vai impulsionar um efeito em cascata acabando com esse tipo de contribuição em Estados e Municípios em que a prática ainda persiste”.

Fonte: Fórum Catarinense dos Servidores