O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa. O objetivo dessa data é aumentar a visibilidade desse grave problema e promover a conscientização sobre a importância de proteger e respeitar os direitos dos idosos.

A violência contra a pessoa idosa é uma violação grave dos Direitos Humanos, afetando uma parcela emergente da sociedade. Muitos idosos enfrentam diferentes tipos de violência, incluindo abuso físico, emocional, financeiro e negligência. Essas formas de violência são inaceitáveis e devem ser combatidas de forma enérgica em todas as esferas da sociedade.

O Brasil tem mais de 30 milhões de idosos, e a tendência é que a faixa etária da população aumente ainda mais. Neste contexto, os servidores públicos federais aposentados e pensionistas merecem destaque. Com mais de 70% da base do SINTRAFESC formada por aposentados e pensionistas, é alarmante que esses servidores, após anos de dedicação, sejam frequentemente desvalorizados, excluídos ou vítimas de etarismo.

Um exemplo recente dessa desvalorização é a exclusão dos aposentados nas negociações da campanha salarial deste ano. Nas propostas iniciais, os aposentados e pensionistas não foram contemplados, e somente após intensas negociações e mobilizações a categoria foi incluída na proposta. As propostas de reajustes salariais raramente atendem às suas necessidades, resultando em uma perda de poder aquisitivo já comprometido.

Além disso, em algumas ocasiões, aposentados são impedidos de acessar os órgãos onde trabalharam e dedicaram grande parte de suas vidas, resultando na perda de sua própria identidade. Esses atos não apenas desvalorizam os serviços prestados ao longo de décadas, mas também marginalizam aqueles que deveriam ser tratados com respeito e dignidade.

Para além de combater a violência, é essencial promover a valorização e o respeito aos idosos. Eles devem se sentir validados e capazes de exercer seus direitos e responsabilidades. A sociedade precisa criar um ambiente que os apoie e incentive a participar ativamente da vida social e política, sem que sejam vistos como inaptos.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é uma oportunidade para refletir sobre a importância de criar um ambiente que valorize a experiência e a sabedoria dos idosos. É crucial que seus direitos sejam respeitados e que eles possam exercer suas responsabilidades, seja na família, na comunidade ou na sociedade em geral.

Para garantir o bem-estar físico e emocional dos idosos, é essencial fornecer recursos e condições adequadas. Isso inclui serviços de saúde, apoio psicológico e oportunidades de participação social. Somente através dessas medidas é possível assegurar que os idosos vivam com dignidade e respeito.

Unidos, devemos criar uma realidade em que os idosos sejam valorizados, respeitados e atuantes. A violência contra a pessoa idosa é uma questão urgente que demanda ação de todos. É fundamental que os direitos dos idosos sejam respeitados e que eles possam exercer suas responsabilidades plenamente, contribuindo continuamente para uma sociedade mais justa e inclusiva.

9º Encontro Estadual de Aposentados(as) e Pensionistas

O SINTRAFESC pretende realizar o 9º Encontro Estadual de Aposentados(as) e Pensionistas este ano, com previsão para os dias 7 e 8 de novembro, em Florianópolis. Os encontros de aposentados(as) e pensionistas do SINTRAFESC têm sido momentos importantes para a integração e troca de experiências, além de incentivarem a participação ativa tanto na vida sindical quanto cidadã.

Ao se aposentarem, muitos perdem as relações sociais que constituíam sua identidade, pois estas estavam fortemente ligadas ao trabalho. Isso pode resultar em isolamento social, afetando negativamente sua saúde e qualidade de vida. Portanto, os encontros de aposentados(as) e pensionistas do SINTRAFESC objetivam proporcionar acesso a informações sobre direitos, saúde, cultura e denúncias de violência, além de promover sua organização sindical. Essa participação ativa aproveita suas experiências de vida, que tanto enriquecem o movimento sindical e a sociedade como um todo.

Temos muito a ganhar com a experiência de vida das pessoas mais velhas. Infelizmente, a cultura de uma sociedade mercantilizada, que valoriza apenas o dinheiro e os meios para adquiri-lo, acaba descartando os corpos envelhecidos que não são mais capazes de produzir riqueza material. É lamentável que reproduzamos esse preconceito, chamado etarismo, em todas as relações sociais. Tudo o que deveríamos oferecer a esse segmento social que cresce enormemente no Brasil é nossa gratidão e uma vida digna.

Vamos JUNTOS, ninguém fica para trás. JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!