Delegações de servidores federais de todo o Brasil já estão em Brasília para o XIV CONCONDSEF e o V CONFENADSEF que começa nesta quinta-feira, 14, e vai até domingo, 17. Com o tema "Fortalecer a organização sindical para reconquistar direitos e reconstruir os serviços públicos" o congresso terá um formato reduzido, porém híbrido com a transmissão ao vivo das principais mesas de debate.

Esta é a maior instância deliberativa da Condsef/Fenadsef que representa 80% dos conjunto do funcionalismo. O congresso de modo presencial será o primeiro após a pandemia. A programação conta com debates que vão envolver a conjuntura nacional e devem traçar um plano de lutas e pauta de reivindicações dos servidores e empregados públicos da base da Condsef/Fenadsef.

>> Acesse o Caderno de Teses do XIV CONCONDSEF e o V CONFENADSEF

Acompanhe ao vivo

14/12 a partir das 17h
Abertura dos Congresso da Condsef e Fenadsef

15/12 a partir das 15h
Plenária de Debate sobre Conjuntura, Plano de Lutas e Reivindicações

Ao longo da semana acontecem também encontros dos departamentos setoriais da Confederação. Nesses encontros os servidores terão oportunidade de definir também plano de luta de suas pautas específicas.

Na sexta tem ato por recursos no Orçamento 2024

Nessa sexta, 15, durante o congresso, o Sindsep-DF, entidade filiada à Condsef/Fenadsef, convoca servidores para um ato a partir das 10h30, no Espaço do Servidor, no Bloco C da Esplanada dos Ministérios. Na atividade, os servidores vão cobrar do governo previsão de recursos no PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual) e no PLDO (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias) para a recomposição salarial em 2024. O governo vem alegando falta de recursos em função do novo arcabouço fiscal.

Na segunda, 18, acontece a 6ª rodada de negociações da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) com o governo, confirmada pelo MGI. O secretário de Relações do Trabalho da pasta, José Feijóo, disse que há um empenho por parte do governo e que poderia ser apresentada alguma proposta com avanço nas pautas econômicas.

A categoria está no limite e espera respostas efetivas. Sem os avanços esperados o processo de mobilização vem crescendo e a realização de greve para buscar atendimento de pautas urgentes vem sendo debatida pela base como única saída capaz de fazer com que o governo atenda ao pleito dos servidores federais.

Confira a programação completa:

DIA 14/12/2023 (QUINTA-FEIRA)

12h: Início das Hospedagens dos Delegados (as);
14h: Início do Credenciamento dos Delegados (as) Titulares;
15h: Reunião da Direção Nacional da Condsef/Fenadsef;
17h: Ato Político de Abertura dos Congressos da Condsef e Fenadsef;
17h30: Leitura e Aprovação do Regimento Interno dos Congressos da Condsef e Fenadsef;
18h30: Eleição da Comissão Eleitoral;
19h: Apresentação e Deliberação de Recursos;
19h30: Jantar.

DIA 15/12/2023 (SEXTA FEIRA) •

09h: Continuação do Credenciamento de Delegados (as) Titulares;
09h às 12h: Painel de Debate sobre Conjuntura e os Desafios para a Classe Trabalhadora (Convidados: CUT, DIEESE, FPMSP e ISP);
12h: Encerramento do Credenciamento dos Delegados (as) Titulares e Início do Credenciamento dos Delegados (as) Suplentes;
12h às 13h30: Almoço; •
13h30 às 14h30: Apresentação das Teses (15 minutos), das Contribuições (5 minutos);
14h: Fim do Credenciamento dos Delegados Suplentes;
14h30 às 18h: Plenária de Debate sobre Conjuntura Nacional e Internacional, Plano de Lutas e Pauta de Reivindicações;
19h às 21h: Reunião da Comissão de Sistematização e Relatoria;
19h: Jantar.

DIA 16/12/2023 (SÁBADO)

09h às 12h: Trabalho de Grupos;
12h às 13h:30: Almoço;
14h às 17h: Encontros dos Departamentos Setoriais;
15h às 18h: Reunião da Comissão de Sistematização e Relatoria;
19h às 23h: Jantar de Confraternização.

DIA 17/12/2023 (DOMINGO)

09 às 11h: Plenária de encaminhamentos e aprovação das resoluções sobre Conjuntura Nacional e Internacional, Plano de Lutas e Pauta de Reivindicações;
09 às 11h: Prazo para inscrição de chapas;
11 às 11h30: Apresentação e defesa de chapas;
11h:30 às 13h:30: Instalação da Assembleia Geral Ordinária Eleitoral para Eleição da Direção e Conselho Fiscal da CONDSEF e FENADSEF;
12h às 13h30: Almoço;
13h:30 às 14h: Proclamação do Resultado e Encerramento dos Congressos da CONDSEF e da FENADSEF.

Fonte: Condsef/Fenadsef