Condsef/Fenadsef
O Conselho Deliberativo de Entidades (CDE) da Condsef/Fenadsef fez uma reunião extraordinário nessa quarta-feira, 26, onde definiu o calendário de atividades da maioria dos servidores do Executivo. Representantes de vinte estados (AM, AP, BA, CE, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, TO) e o Distrito Federal participaram e discutiram as pautas prioritárias dos servidores federais no próximo período.
Foi aprovada a participação da Condsef/Fenadsef e reforçada a convocação para que as entidades filiadas venham com caravanas de servidores à Brasília para participação na Marcha da Classe Trabalhadora, atividade convocada pela CUT e demais centrais sindicais para o dia 29 de abril, em Brasília. Na atividade, servidores federais vão se juntar a servidores estaduais e municipais que integram a Aliança das Três Esferas levando o tema "Valorização para quem faz o serviço público".
Além do chamado para a marcha e de seguir intensificando as lutas contra as reformas que atacam os direitos da classe trabalhadora, o CDE também aprovou a organização, ainda no primeiro semestre, de um debate sobre o PGD, modelo de gestão instituído pela Administração Pública por meio do Decreto nº 11.072/2022. A Confederação também deve organizar seminários regionais para debater com suas entidades filiadas temas ligados à diretrizes de plano de carreira e organização sindical.
Entre maio e junho, a Condsef/Fenadsef vai convocar seus departamentos para debates setoriais. Com a categoria mobilizada, o CDE orientou que suas entidades filiadas promovam debates nas base com servidores da Cultura que aprovaram indicativo de greve a partir do dia 29 de abril. O objetivo é cobrar do MGI o reconhecimento e cumprimento dos acordos com o setor da Cultura e a efetiva implementação da carreira. Também em caráter extraordinário a Condsef/Fenadsef deve convocar encontros nacionais de servidores do Incra e dos empregados da Ebserh, em formato híbrido.
Ainda como parte do calendário de atividades, a Secretária de Gênero, Raça, Juventude e Orientação Sexual vai realizar uma reunião para orientar as entidades filiadas na participação da Conferência de Igualdade Racial e Marcha das Mulheres Negras onde devem fazer o debate sobre a Conferência Livre.
Confira o calendário de atividades aprovado no CDE:
Dieese promove estudos técnicos para PGPE, CPST, Cultura e Incra
Após aprovação da LOA 2025 e próximos de receber reajustes, incluindo retroativos, negociados ao longo de 2024, a subseção do Dieese na Condsef/Fenadsef promoveu estudos técnicos onde detalha como ficarão, aproximadamente, as tabelas remuneratórias nos anos de 2025 e 2026, a partir da interpretação da Medida Provisória (MP) 1.286/2024 de algumas carreiras específicas incluindo PGPE, CPST, Cultura e Incra.
Os estudos técnicos procuram detalhar as alterações das estruturas das tabelas remuneratórias (correlações entre as tabelas de maio/2023 e as previstas para a partir de 2025), como também os impactos em 2026 (em % - percentuais - e em R$) das remunerações dos servidoras das carreiras analisadas, inclusive detalhando a situação para servidores cuja gratificações sejam de 50, 80 ou 100 pontos.
Confira:
PGPE: Estudo Técnico Dieese MP 1286/24
CPST: Estudo Técnico Dieese MP 1286/24
Cultura: Estudo Técnico Dieese MP 1286/24
Incra: Estudo Técnico Dieese MP 1286/24