Aliança das Três Esferas

Nem reforma administrativa, nem PEC do Calote (PEC 66). Servidores federais, estaduais e municipais se mobilizaram ao longo de toda a manhã desta terça-feira, 5, em aeroportos para cobrar deputados e senadores que retornam a Brasília na volta do recesso parlamentar o fim dos ataques aos serviços públicos e aos direitos da categoria.

À tarde, entidades da Aliança das Três Esferas também intensificaram a articulação com parlamentares em busca de apoio para barrar o avaço de projetos que ameaçam a classe trabalhadora. Em visitas a gabinetes no Congresso, foram levadas as pautas urgentes da categoria, o impacto real dessas propostas para a população e a importância de fortalecer políticas públicas que valorizem quem cuida, quem ensina, quem serve, quem faz o Estado acontecer todos os dias.

Na Câmara dos Deputados, o grupo de trabalho (GT), determinado pelo presidente Hugo Motta, debate uma reforma administrativa que fala em meritocracia e gestão moderna, mas o que vemos é a tentativa de enfraquecer a estabilidade, desmontar a proteção ao servidor e abrir caminho para o apadrinhamento e a privatização de serviços públicos essenciais.

Já a PEC 66, apelidada de “PEC do Calote”, está para ser votada em 2º turno no Senado e propõe limitar o pagamento de precatórios a apenas 5% da receita líquida dos entes federados. A medida visa abrir espaço fiscal para as eleições de 2026, penalizando aposentados e credores que esperam há anos por seus direitos na Justiça.

A luta continua

Além de atos nos aeroportos e visitas permanentes a parlamentares, tanto em Brasília quanto em suas base nos estados, plenária virtuais também serão organizadas ao longo de agosto e serão fundamentais para mobilizar todas as categorias do funcionalismo.

Nessa quarta, 6, o Fonasefe, que reúne entidades representativas dos servidores federais, incluindo a Condsef/Fenadsef, realiza uma reunião com os fóruns estaduais e regionais contra a reforma administrativa. Para receber o link da atividade basta preencher um formulário

Além disso, plenárias devem continuar sendo organizadas de forma online e serão fundamentais para mobilizar todas as categorias do funcionalismo.

>> Preencha o formulário para receber o link da reunião do Fonasefe com os fóruns estaduais e regionais contra a reforma administrativa

Participe dessa luta! O Brasil precisa de mais serviços públicos e não de cortes, precarização e desmonte.


  • Capa: Cristiano Porfírio, Sindsep-DF