Confira a lista das mesas setoriais solicitadas. Escute também podcast com entrevista feita com a diretora do Sindsep-PE e da Condsef/Fenadsef, Elna Melo, que critica decisão unilateral em criar PGD sem discussão com entidades

Até o momento, a Condsef/Fenadsef já protocolou no Ministério da Inovação e Gestão em Serviços Públicos (MGI) o pedido de abertura de 30 mesas setoriais (ver relação abaixo). Em reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), nessa quinta-feira, 10, o MGI informou que há uma determinação do governo para instalação imediata de duas mesas específicas: Funai e Agência de Mineração. No total, há pelo menos 60 pedidos para instalação de mesas setoriais. Segundo o governo, um mapeando das demandas está sendo feito, além da definição das prioridades do que discutir. A instalação das mesas deve ter início no dia 4 de setembro cumprindo esses critérios, ainda de acordo com o MGI.As Mesas Setoriais, como o próprio nome diz, vão tratar de demandas dos setores, mas que não tenham impactos financeiros, como condições de trabalho e assédio moral. Se elas identificarem, por exemplo, a necessidade de discutir carreira, que gera impactos financeiros, será instalada uma mesa específica, de carácter temporário, para resolver especificamente esta demanda. E, resolvida a questão, essa mesa será dissolvida. As mesas setoriais fazem parte da tríade da Mesa Nacional de Negociação Permanente, instalada mês passado. Além das setoriais e específicas, já citadas, tem a mesa central, em pleno funcionamento. Ela trata da pauta geral dos servidores e servidoras do Executivo, como reajuste de salários, benefícios, orçamento e concursos públicos.

PGD

Recentemente, o governo publicou no Diário Oficial da União uma instrução normativa para criar o Programa de Gestão de Desempenho (PGD) e redefinir também regras e critérios do teletrabalho no setor público. Tal fato não foi visto com bons olhos pelo movimento sindical, já que existe uma Mesa Nacional de Negociação Permanente instalada. Escute AQUI o podcast com a entrevista feita com a diretora do Sindsep-PE e da Condsef/Fenadsef, Elna Melo, na qual ela critica a decisão unilateral do governo em criar o PGD sem discutir com as entidades dos servidores e servidoras.

Mesas setoriais solicitadas ao governo até o momento

Ministério do Trabalho e EmpregoFunaiSaúde e PrevidênciaDatasusCivis dos Órgãos MilitaresIncra, Agricultura, Pesca e Aquicultura e Ministério do Desenvolvimento AgrárioEx-Territórios Ciência e Tecnologia Ministério do Meio Ambiente (Ibama, ICMBio, MMA)AnistiadosCivis do Exército Ministério da Fazenda - PECFAZ Cultura e vinculadasINSS INPIDnocsSuframaTráfego Aéreo (Dacta) INEPFNDE Hospital das Forças ArmadasMRE Administrativos da Polícia FederalAdministrativos da Polícia Rodoviária FederalInmetroAdministrativos da AGUMinistério da Educação (MEC)DnitArquivo NacionalMinistério da Justiça
 Fonte: Sindsep-PE
  • Com informações da Condsef/Fenadsef