Com o tema Fortalecendo o Sindicalismo e Debates Essenciais para o Futuro, Sintrafesc promove 7º Congresso da entidade durante os dias 25, 26, 27 e 28 de julho

O Sintrafesc, Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Estado de Santa Catarina, se prepara para realizar o seu 7º Congresso, um evento importante para a organização e para a defesa dos direitos e interesses dos servidores públicos. O congresso, que acontecerá de 25 a 28 de julho na Escola Sindical Sul, em Ponta das Canas, Florianópolis/SC, trará discussões fundamentais para a conjuntura política, o estado democrático e o futuro do sindicalismo.No ano em que o sindicato completa três décadas e meia de história na atuação em defesa dos direitos dos servidores públicos, o Sintrafesc tem se consolidado como uma voz representativa na luta pelos direitos trabalhistas e sociais. Os congressos anteriores foram marcos importantes na trajetória do sindicato, proporcionando a construção de propostas e diretrizes que fortaleceram o movimento sindical.Neste 7º Congresso, três principais eixos temáticos estarão em destaque, abordando questões cruciais para o sindicalismo e para a sociedade como um todo. O primeiro eixo, intitulado "Conjuntura Política, Estado Democrático e o Futuro do Sindicalismo", traz à tona as transformações políticas e sociais atuais e como elas impactam a atuação dos sindicatos. Será discutida a importância de um sindicalismo forte para a consolidação de um futuro mais justo.O segundo eixo, "Sindicalismo e Projeto Político Popular: Trabalho de Base, Educação Popular e Cultura", aborda a necessidade de fortalecer as bases sindicais, investindo em trabalho de base, educação popular e cultura. Esses pilares são fundamentais para a construção de um projeto político popular que englobe a diversidade e as demandas dos trabalhadores.Já o terceiro eixo, "Sindicalismo, Gestão Democrática do Trabalho Público e Sociedade, Plano de Carreiras e Negociação Coletiva", trará debates sobre a gestão democrática no serviço público, a valorização das carreiras e a importância da negociação coletiva. Essas questões são essenciais para garantir melhores condições de trabalho e avanços na proteção dos direitos dos servidores.No último dia do congresso, em 28 de julho, acontecerá a Plenária de Deliberações. Nessa plenária, os participantes terão a oportunidade de debater as propostas de resoluções congressuais, que orientarão as ações do Sintrafesc nos próximos anos.Além dos temas específicos do congresso, é importante destacar a situação atual do Brasil, que vem de uma forte crise econômica, insegurança alimentar, degradação ambiental e ataques aos direitos trabalhistas. O país enfrenta um cenário de reconstrução, tornando a atuação sindical ainda mais crucial. O 7º Congresso do Sintrafesc surge como uma valiosa oportunidade de refletir, debater e deliberar ações futuras que orientarão no fortalecimento da entidade diante dos novos desafios a serem enfrentados., os participantes estarão engajados na consolidação do movimento sindical e na defesa incansável dos direitos dos servidores públicos. ações futurasAo longo dos seus 35 anos de história, o Sintrafesc tem sido uma voz atuante na defesa dos direitos dos servidores públicos. O 7º Congresso reafirma o compromisso do sindicato em buscar soluções e avanços para os desafios presentes e futuros. Afinal, o fortalecimento do sindicalismo é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e democrática, em que os servidores e serviços públicos sejam respeitados e garantidos.