Empresa que se aproveitou do saldão da privatização do governo Bolsonaro/Guedes deve milhões aos cofres públicos

Novo escândalo na Six, empresa que outrora era da Petrobras e que foi vendida pelo governo Bolsonaro/Guedes em uma negociação muito suspeita para o grupo Forbes & Manhattan.

Primeiro… os negócios suspeitos

Uma investigação interna está atrás de um esquema de espionagem que roubou segredos milionários de dentro da Six – com envolvimento do pai da juíza que comandava a Lava Jato no lugar de Sergio Moro, Gabriela Hardt. A história envolve os atuais compradores da usina, o grupo Forbes & Manhattan, e foi publicada com exclusividade aqui na minha newsletter A Grande Guerra. Ela foi divulgada em primeira mão no ICL Notícias. Foi o nosso trabalho que deu início às investigações. Você pode ler a história aqui:

O obscuro negócio do pai da juíza Gabriela Hardt que a Lava Jato ignorou

5 DE ABR.
[caption id="" align="alignnone" width="1300"]O obscuro negócio do pai da juíza Gabriela Hardt que a Lava Jato ignorou Uma trama que descambou em investigações sobre pirataria industrial, uso indevido de documentos secretos e armações contra a petroleira.[/caption]

Agora… o calote

A Petrobras, que vendeu a Six – Unidade de Industrialização de Xisto situada em São Mateus do Sul, no Paraná – para a Forbes & Manhattan está a ver navios. Milhões de reais que deveriam ser depositados em sua conta bancária depois da privatização, feita na reta final do governo de Jair Bolsonaro, não apareceram.
O dinheiro é devido pelo Forbes & Manhattan, um banco canadense que possui participações ou opera mineradoras pelo mundo, inclusive no Brasil.A dívida – comenta-se nos bastidores da negociação que gira em torno de R$ 60 milhões – serviria para que a Petrobras continuasse tocando a usina até que os novos donos fossem capaz de fazê-lo sozinhos. Ou seja: os funcionários da estatal brasileira eram responsáveis por garantir que a Six privatizada seguisse funcionando depois da venda. A Petrobras seria remunerada por esse trabalho. O valor total estimado é de R$ 137 milhões. Leia trecho do contrato:
Acontece que a Forbes & Manhattan deixou de pagar pelos serviços da Petrobras. A empresa está com dificuldades para conseguir dinheiro no mercado, segundo apurei, o que nos leva a outra questão: que tipo de garantias bancárias os privatizadores de Paulo Guedes aceitaram da Forbes, que hoje dá calote em uma venda feita poucos meses atrás?

A fábrica parou… e o dinheiro público está bancando a conta

O calote foi debatido em reunião fechada entre a Petrobras e a Paraná Xisto, empresa criada pela Forbes & Manhattan para assumir a antiga Six. A conversa aconteceu em 9 de março, o que indica, portanto, que o calote começou logo após a privatização.
A venda aconteceu em novembro do ano passado, semanas antes do fim do governo Bolsonaro.
O debate está registrado na reunião do Subcomitê Comercial – Comitê de Planejamento e Transição - Paraná Xisto S/A. A imagem abaixo é um trecho da ata da reunião, que obtive com exclusividade.
“Julio” é Julio Cesar Costa, um dos representantes da Petrobras. “Oscar” é Oscar Tokikawa, que foi funcionário da Petrobras por mais de 30 anos e hoje trabalha para a compradora Paraná Xisto.

Manutenção programada

A usina teve uma parada de manutenção programada iniciada em 27 de maio. A planta deveria voltar a operar no dia 6 de julho, quinta-feira passada. Hoje, no entanto, a Petrobras decidiu parar a fábrica até que a dívida seja paga.
Eis um trecho do comunicado:
Eis o comunicado na íntegra:
Serviços de suporte à Paraná Xisto S.A. estãoo temporariamente suspensos.
122KB ∙ PDF file
Download
 A decisão da Petrobras está baseada no contrato de serviços assinado pela Paraná Xisto durante a privatização:
Eis o contrato na íntegra:
Contrato de Suporte Temporário Administrativo e de Apoio Técnico à Operação de Refinaria Paraná Xisto
33.8MB ∙ PDF file
Detalhe: mesmo parados, os trabalhadores da Petrobras seguem recebendo salário. O dinheiro dos salários sai, neste momento, dos cofres públicos – ele deveria sair dos cofres da empresa que comprou a Six durante as privatizações de Guedes. Resta saber se a atual diretoria da Petrobras cobrará a multa da Paraná Xisto, conforme estipulado em contrato. Nos bastidores, corre a informação de que o governo está tentando contornar a situação, dando mais prazo para a Paraná Xisto honrar seus pagamentos.

Em vez disso, parece uma boa oportunidade para revisar este obscuro processo de privatização da Six, não?

A história como farsa

Um dos temores que rondavam a privatização da Six era justamente esse: de que os novos compradores abandonassem a usina de São Mateus do Sul. Isso porque a Forbes & Manhattan estava atrás apenas da tecnologia Petrosix, e não da usina paranaense.
A Petrosix é uma tecnologia desenvolvida pela Petrobras usada para extração de óleo e de outros derivados das pedras popularmente conhecidas como xisto. A técnica – única no mundo, mais eficiente e ecológica que as demais – foi patenteada. A Forbes & Manhattan é, hoje, dona da patente, comprada junto com a privatização.

O que acontece com a cidade de São Mateus do Sul?

A cidade, até hoje, sobrevivia graças aos royalties que foram historicamente pagos pela Petrobras. O momento agora é de incerteza e apreensão.
----------------------------------------------------