A nova tabela salarial, incluindo os benefícios, será aplicada na folha de julho e paga em agosto. Confira outros detalhes

Depois de vários anos, pela primeira vez, os representantes dos trabalhadores e trabalhadoras da Ebserh conseguiram fechar um Acordo Coletivo de Trabalho em mesa de negociação. Na última reunião, realizada na segunda-feira (19), entre representantes da empresa e da categoria, a única entidade sindical que ainda estava resistindo ao ACT 2023/2024, recuou frente ao que já havia sido decidido pela maioria absoluta dos empregados e empregadas da empresa. A Condsef/Fenadsef e as outras três representações sindicais já haviam sinalizado à empresa a aprovação do ACT. Com isso, foi fechado um reajuste de 4,92% sobre salário (90% do INPC) e 11% + 4,92% sobre benefícios (Alimentação, pré-escola, saúde, PCD). O percentual de 11% nos benefícios será retroativo a março/22 e os 4,92% sobre salário e benefícios retroativos a março/23. A nova tabela salarial, incluindo os benefícios, será aplicada na folha de julho e paga em agosto. Para resolver o único entrave da negociação, tanto a empresa quanto todas as entidades que representam a categoria na mesa de negociação concordaram em retirar os recursos apresentados ao TST e que travaram o reajuste de 11% nos benefícios do último ACT. “Desde a sua fundação, esta foi a primeira vez que os trabalhadores e trabalhadoras da Ebserh fecharam um ACT em mesa de negociação. Até então, os acordos foram levados a dissídio ou tiveram a mediação do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Esse é um momento histórico para a categoria que traduz o estabelecimento de um processo negocial com diálogo, consolidado através de um trabalho político e de organização de base da Condsef/Fenadsef, do Sindsep-PE e das demais entidades filiadas”, comentou a diretora do Sindsep e da Condsef/Fenadsef, Elna Melo. Entre os pontos de avanço nas cláusulas sociais estão a jornada de regime de plantão de 12x60 para os(as) profissionais das categorias assistencial e médica, respeitada a jornada de trabalho contratual de cada empregado. Foi apresentada ainda, entre outros pontos, a possibilidade de até quatro trocas de jornadas de 11 horas de descanso, sendo no mínimo 2 por solicitação pelo empregado."Este ano tivemos uma negociação mais célere e objetiva. O reajuste financeiro proposto foi abaixo do esperado pela categoria, segundo a gestão, reflexo do orçamento herdado do Governo anterior. Porém, os avanços nas cláusulas sociais foram significativos, o que contribuiu para o fechamento do acordo. Fica a esperança de que nos próximos anos, orientados por um governo progressista, teremos avanços em todas as cláusulas", comentou Gislaine Fernandes, diretora do Sindsep e trabalhadora da Ebserh. Os representantes da categoria realizaram uma live, na noite dessa segunda-feira, para explicar a decisão tomada (foto). Concluído esse processo, os representantes dos trabalhadores já começam a pensar no próximo momento de trabalho junto com a formulação da proposta para o novo ACT.

Confira a Live que trouxe detalhes sobre o acordo firmado do ACT 2023/2024 dos empregados da Ebserh:

• Capa: Reprodução, Zoom
Fonte: Sindsep-PE