Condsef/Fenadsef, Fenam, Fenafar, FNE informaram hoje à empresa autorização da base para firmar acordo. CNTS solicitou prazo e reunião na próxima segunda, 19, trará definição

Em reunião nessa quarta-feira, 14, quatro entidades, Condsef/Fenadsef, Fenam, Fenafar e FNE, confirmaram à direção da Ebserh autorização da maioria absoluta dos empregados para firmar acordo que assegura o ACT 2023/2024 da categoria, além de destravar o percentual de 11% a ser aplicado em benefícios com retroatividade garantida e que estão parados no TST aguardando julgamento. Apenas CNTS solicitou prazo. Afirmando que esta é a proposta final, a empresa confirmou reunião na próxima segunda, 19, às 9h, que trará a definição.Após longos e desgastantes anos, a categoria está muito perto de finalmente fechar um ACT que não seja judicializado e mediado pelo TST. No entanto, para resolver entrave do ACT passado que ainda aguarda julgamento, tanto a empresa quanto todas as entidades que representam a categoria na mesa de negociação precisam concordar em retirar os recursos apresentados ao TST."Nossa expectativa é de que não seja necessário a judicialização do atual ACT e que possamos seguir em frente com a imediata instalação dos grupos de trabalho que vão seguir negociando avanços nas principais reivindicações e melhores condições para os empregados da Ebserh", avaliou o secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo da Silva. A empresa afirmou que vai encaminhar até amanhã a minuta final da proposta que em resumo consiste na aplicação de 4,92% sobre salário (90% do INPC); 11% + 4,92% sobre benefícios (Alimentação, pré-escola, saúde, PCD), sendo os 11% nos benefícios retroativo a março/22 e 4,92% sobre salário e benefícios retroativo a março/23. Assim que for encaminhada a minuta da proposta final será publicada aqui em nossa página com os detalhes também sobre os grupos de trabalho.
  • Capa: Reprodução, Ebserh
Fonte: Condsef/Fenadsef