O governo federal e sindicatos de servidores públicos federais continuam negociando o reajuste salarial da categoria. Após a rejeição da proposta inicial, o governo se comprometeu a apresentar uma nova proposta até o dia 3 de março

O governo federal deve apresentar uma resposta à contraproposta de reajuste salarial feita pelos servidores federais até o dia 3 de março. A decisão foi apresentada em uma reunião da Mesa de Negociação Permanente na terça-feira (28/02). Representantes sindicais acreditam que a decisão final deve ser tomada na próxima terça-feira (07/03), com um percentual que pode chegar a 10%.

Os representantes dos servidores públicos federais rejeitaram a proposta inicial do governo, que ofereceu um aumento linear de 7,8% no salário dos servidores, e apresentaram uma contraproposta de 13,5%. O governo solicitou mais tempo para avaliar a contraproposta e se comprometeu a apresentar uma nova proposta de reajuste.

Representante do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), Sérgio Ronaldo informou que, apesar de estar otimista, o secretário teria informado na reunião que há pouca margem para crescer a proposta de reajuste, mas que há intenção de dialogar.

Segundo Rudinei Marques, presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), os sindicatos estão confiantes de que o governo irá melhorar a proposta, pois pediram um prazo de três dias para analisar a proposta de 13,5%. As pastas se comprometeram a ver até o limite que podem chegar e vão formalizar a proposta para que possa ser levada para as bases e encerrar as negociações até terça-feira (07/03).

A proposta inicial do governo também inclui um reajuste de 46,6% no vale-alimentação, o equivalente a R$ 200. Se aprovado, o benefício passaria de R$ 458 para R$ 658.

A expectativa é que o próximo encontro entre os representantes dos servidores e o governo ocorra entre sexta-feira (03/03) e terça-feira (07/03), para decidir sobre o novo percentual de reajuste.

Com informações de: Extra e Metrópoles