Esta foi uma semana importante para os interesses dos Servidores Público Federais. Nesta quarta-feira (8), ocorreu em todo o país o 2º Ato Nacional da Campanha Salarial 2024. A mobilização teve como foco o reajuste salarial, a reestruturação das carreiras, equiparação de benefícios entre servidores dos diferentes Poderes, a revogação de medidas prejudiciais implementadas pelos governos Temer e Bolsonaro, além do forte e sempre necessário movimento pelo arquivamento da PEC 32/20.

Em Florianópolis, a Coordenação dos Servidores Públicos Federais de SC reuniu diversas entidades representativas dos servidores do estado para reforçar a importância da participação ativa de todos os servidores e sindicatos nesta nova fase da jornada de lutas. O evento, realizado ao lado da Catedral Metropolitana da capital, debateu a importância da união e adesão dos servidores de todas as categorias em fazer a contrapressão no Governo para que as demandas dos servidores sejam atendidas.

O próximo passo importante será no dia 16 de novembro, quando as entidades representativas convocam suas bases à capital federal para a Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP).

Em Brasília, o secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Sérgio Ronaldo, destacou o sucesso das ações, ressaltando a importância de dar visibilidade à campanha salarial. O secretário enfatizou o ano atípico, em que os servidores tiveram duas campanhas salariais distintas. Na primeira foram conquistados 9% de aumento no contracheque e 43% no auxílio-alimentação.

Mesmo com avanços considerados limitados, ainda se destaca a reestruturação salarial da Funai e a equiparação salarial na Agência Nacional de Mineração (ANM), mostrando que as negociações setoriais estão trazendo resultados concretos. A Condsef também critica e argumenta sobre a implementação de um déficit zero, que prejudicaria as políticas públicas e as negociações salariais dos servidores.

Há uma forte expectativa para a reunião agendada para o dia 16. O SINTRAFESC reforça a importância da participação ativa e unificada dos servidores catarinenses e de todo o Brasil no acompanhamento dos desdobramentos. A unidade e a pressão contínua são fundamentais para alcançar as mudanças desejadas e assegurar avanços favoráveis nas negociações. Continuaremos na linha de frente dessa luta, defendendo os interesses dos trabalhadores e do serviço público federal.Este momento é decisivo para os servidores federais.

Junte-se a nós, essa LUTA é NOSSA!