Em cumprimento às assembleias convocadas pela Condsef/Fenadsef, o Sintrafesc realizou sua assembleia geral dos servidores públicos federais em Santa Catarina e recusou por ampla maioria a proposta de reajuste 0% para os servidores públicos federais em 2024.

A assembleia contou com Rogério Manoel Correa, Secretário-Geral da CUT SC e o assessor econômico na Subseção do DIEESE na CONDSEF, Max Leno. A presença de convidados reforçou a união e o compromisso com a causa dos servidores.
O foco da discussão foi sobre a inadequada proposta do governo, que sugere reajustes limitados apenas aos benefícios. A proposta foi duramente criticada por não contemplar os servidores aposentados e por não abordar a defasagem salarial acumulada nos últimos anos.

Em resposta, a Condsef/Fendsef, os sindicatos filiados e outras entidades representativas, com o apoio técnico do DIEESE, elaboraram uma contraproposta mais contemplativa. Max Leno detalhou a construção da contraproposta dos servidores e enfatizou que a alternativa é mais inclusiva, que abarca tanto os servidores ativos quanto os aposentados.

Max Leno, de forma técnica, apresentou a contraproposta elaborada pela subseção do Dieese. Esta proposta leva em conta as perdas salariais e os reajustes ocorridos nas categorias nos últimos anos, considerando fatores como a inflação, os períodos de congelamento salarial e as reposições, incluindo o reajuste emergencial de 9% concedido em 2023, já no governo Lula."

A contraproposta

A contraproposta considera dois blocos de percentuais de reajuste (29,49% e 18,30%) a serem divididos em três anos (2024, 2025 e 2026). O primeiro bloco, que teria o reajuste de 29,49%, é formado pelas servidoras e servidores que tiveram reajustes em 2016 e 2017. Já no Bloco II estão as servidoras e servidores que tiveram reajustes em 2016, 2017, 2018 e 2019.

Bloco I
• Reajuste em 2024 – 6,40%
• Reajuste em 2025 – 10,52%
• Reajuste em 2026 – 10,12%

Bloco II
• Reajuste em 2024 – 3,5%
• Reajuste em 2025 – 7,24%
• Reajuste em 2026 – 6,85%

Os servidores de Santa Catarina agora aguardam decisões das assembleias dos demais estados que devem ocorrer até o dia 20 de janeiro. No dia 23, a Condsef/Fenadsef realiza plenária nacional com os representantes dos servidores de cada estado para referendar o resultado das assembleias.

A união e a adesão dos servidores ativos, aposentados e pensionistas às discussões e mobilizações deve ser iminente para o fortalecimento da Campanha Salarial 2024. Precisamos somar forças para garantir um acordo que demonstre compromisso com a recuperação das perdas inflacionárias, a urgente valorização do serviço público e um tratamento equitativo e digno a todos/as.

Acesse o Estudo Técnico da Contraproposta