O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) confirmou reuniões de mais seis mesas temporárias e específicas que devem acontecer entre os meses de maio e junho. No termo de compromisso firmado em 25 de abril, que incluiu reajuste em benefícios, um dos itens assegura a instação de mesas temporárias e específicas até julho com desafio de avançar na reestruturação de carreiras incluindo ativos, aposentados e pensionistas. Entre as categorias com reunião confirmada estão Dnit, área da Ciência e Tecnologia, FNDE e INEP, Dnocs, Abin e Tecnologia Militar. Confira abaixo o calendário completo.

Nessa sexta-feira, 3, a Condsef/Fenadsef realizou mais uma reunião do seu Conselho Deliberativo de Entidades (CDE) onde foram avaliadas as reuniões que já ocorreram no MGI, incluindo PGPE, PEC´s, ATA, PST, Incra e MDA. O resultado das reuniões preocupa a categoria já que o governo está demonstrando que a política que será adotada aponta para um aprofundamento das distorções salariais no funcionalismo. A Condsef/Fenadsef destaca que esse cenário é totalmente incompatível com os compromissos que o próprio governo Lula assumiu ainda durante campanha presidencial. 

Na reunião do Incra e MDA a proposta foi exatamente a mesma apresentada ao PGPE, PST, PECs e ATA e que já havia sido apresentada aos servidores da educação, em greve deste o mês passado. "Não é possível que o governo tenha apenas uma proposta 'control c control v' para nos apresentar. O que os servidores esperam e vão cobrar é uma negociação efetiva que envolva de fato a reestruturação das carreiras do Executivo", reforçou Sérgio Ronaldo da Silva, secretário-geral da Condsef/Fenadsef.

Em matéria publicada pelo JOTA essa semana, Sérgio Ronaldo destacou que a Confederação vai acompanhar atentamente o compromisso de instalação das mesas temporárias e específicas. "Vamos entrar em campo e cobrar do governo o caminho que ele próprio escolheu. Esperamos e vamos seguir trabalhando e cobrando os avanços dessa próxima etapa que garantam acordos de reestruturação das carreiras incluindo ativos, aposentados e pensionistas", afirmou.

Servidores federais estarão na grande Marcha da Classe Trabalhadora

No dia 22 desse mês a Condsef/Fenadsef e suas filiadas participarão de uma grande marcha da Classe Trabalhadora convocada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e que vai reunir em Brasília trabalhadores de diversos setores, incluindo servidores federais, estaduais e municipais. A atividade importante para buscar avanços em cenário de conjuntura adversa.

Todas as bandeiras de luta do funcionalismo público brasileiro vão reforçar a necessidade de questionar os rumos da política econômica do governo federal, reafirmando que a luta é pelo povo no orçamento!

Greve na Ebserh

A partir desta segunda-feira, 6, os empregados e empregadas da Ebserh em todo o Brasil iniciam uma greve da categoria em busca de avanços nas negociações do ACT 2024/2025. O diálogo com a direção da empresa chegou a um impasse. Na segunda, a partir das 9h30 a Confederação deve participar de uma audiência de mediação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), solicitada pela direção da empresa. A assessoria jurídica da Condsef/Fenadsef destaca que a empresa protocolou uma reclamação pré-processual, mas que isso não inviabiliza a adesão à greve. "Caso a reunião traga novas informações ao processo, a categoria estará preparada para realizar assembleias e debater sobre o resultado da audiência no TST", informou Sérgio Ronaldo.

Uma Plenária Nacional dos empregados da Conab também está no calendário de atividades que ainda prevê a realização de um Seminário de Planejamento Estratégico da direção da Condsef/Fenadsef. 

Confira o calendário completo:


 

Fonte: Condsef/Fenadsef