Edital da assembleia do Sintrafesc AQUI

Amplamente criticada pelas entidades representativas e pelo funcionalismo, a proposta do Governo, apresentada na última reunião do MNNP, gerou insatisfação e é percebida como divisiva entre os servidores.

Esta proposta, focada somente em benefícios, não atende às reivindicações dos servidores do Executivo por igualdade entre os Três Poderes e ignora a defasagem salarial acumulada. Ela prevê um aumento de 50% nos auxílios alimentação (de R$658 para R$1.000), creche (de R$321 para R$484) e saúde (de R$144 para R$215 em média), representando um acréscimo de cerca de R$70 para aposentados e pensionistas.

Diante da proposta oficializada em 21 de dezembro de 2023, a resposta dos servidores se concentra na mobilização. Em 8 de janeiro, a Condsef/Fenadsef realizou a primeira reunião extraordinária de 2024, organizando um calendário de atividades para janeiro, com a participação de entidades de 17 estados e do Distrito Federal. As atividades incluem assembleias, reuniões, plenária, posse e atos.

As assembleias, que devem ser realizadas até o dia 20 desse mês, tem o objetivo de analisar e debater a proposta do governo. Em Santa Catarina, o Sintrafesc realiza a assembleia geral da categoria no dia 17 (quarta-feira), em formato virtual via Zoom.

Nesta sexta-feira (12), acontece uma importante reunião que reunirá as entidades sindicais, incluindo centrais como a CUT e os fóruns Fonacate e Fonasefe, dos quais a Condsef/Fenadsef é integrante. A assembleia tem como um de seus principais objetivos discutir e definir diretrizes que serão levadas às assembleias sindicais, fornecendo uma base sólida para que os membros da categoria possam realizar suas análises críticas.

Posteriormente, no dia 22, a Confederação tem agendada outra reunião com suas entidades filiadas. Seguindo esse encontro, uma Plenária Nacional virtual será realizada no dia 23 para dar continuidade e encaminhar as decisões tomadas nas assembleias.

É fundamental que os servidores acompanhem os desdobramentos das decisões e negociações. Não deixe de participar da assembleia e das demais atividades na luta pelos direitos dos servidores públicos federais.

Sérgio Ronaldo, secretário-geral da Condsef, enfatiza a urgência da situação: "Queremos que nossa remuneração seja atendida agora, em 2024", e reforça a importância da participação nas assembleias: "Participe. Quem decide é quem participa".

Confira o calendário de atividades de janeiro:

12/01 às 9h - Reunião do Fonasefe, debate sobre a Campanha Salarial de 2024;
17/01 - Reunião da Mesa da Ebserh;
20/01 - Data limite para as nossas entidades filiadas realizarem assembleias sobre a proposta do governo;
23/01 - Plenária Nacional da Condsef/Fenadsef (virtual) para encaminhar as resoluções das assembleias nos estados sobre a proposta do governo da Campanha Salarial de 2024;
24/01 - Dia Nacional dos Aposentados com a realização de atos nos estados e em Brasília-DF.

• 14h - Reunião presencial da Nova Direção Nacional da Condsef/Fenadsef
  • 17h - Ato solene de posse da Direção Nacional, Conselho Fiscal e Departamentos da Condsef/Fenadsef (Auditório do Sindsep-DF)