Atualizado às 18h52 - Maioria dos empregados e empregadas da Ebserh em greve em 16 estados (SC, AP, BA, CE, ES, GO, MG, MT, PA, PR, PE, PI, RJ, SP, SE, TO) e o Distrito Federal aprovaram nessa terça-feira, 7, a apresentação de uma contraproposta que foi remetida ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) em resposta a proposta da direção da empresa feita em reunião de conciliação na manhã de ontem, 6, em Brasília. Na contraproposta, os empregados aceitam os 3,09% (80% do INPC) para o ACT 2024/2025, retroativo a 1º de março e o reajuste salarial de 100% do INPC sobre salários e benefícios para o ACT 2025/2026, ambos apontados pela empresa. Confira abaixo o quadro detalhado do resultado das assembleias realizadas pelas entidades filiadas à Condsef/Fenadsef.

Já no auxílio-alimentação a categoria solicita que a Ebserh melhore a proposta de R$796,00 e passe ao valor de R$1.000,00, retroativo a 1º de março para o ACT 2024/2025. A categoria também concorda com a alteração da data base para 1º de junho.

Em Pernambuco, uma das faixas no piquete de greve trazia a frase "Amor não põe comida na mesa". Esse é um resumo do desejo da maioria dos trabalhadores de que a empresa valorize seus empregados que se dedicam de forma intensa ao trabalho de atender a população.

Confira a seguir todos os pontos que compõem a contraproposta aprovada pela maioria dos empregados da Ebserh em assembleias nessa terça, 7.

Contraproposta já está no TST. Greve continua

Cumprindo o prazo de enviar resposta até esta terça-feira, 7, às 17h, a assessoria jurídica da Condsef/Fenadsef já peticionou o resultado das assembleias e a contraproposta está com o Tribunal Superior do Trabalho (TST). Enquanto não obtém respostas, a greve continua nos estados.

A Condsef/Fenadsef destaca que a expectativa dos empregados e empregadas da Ebserh é de que se possa resolver o impasse instalado. Numa demonstração de interesse na dissolução dos conflitos, a categoria aceitou ceder em muitos aspectos. Vale lembrar que a própria Ebserh havia sinalizado intenção de apresentar à categoria um percentual de 14,07% que não se concretizou.

O secretário-geral da Confederação, Sérgio Ronaldo da Silva, reforça a importância de manter a mobilização nos locais de trabalho e aguardar a resposta sobre uma possível conciliação dos conflitos. "Esperamos que essa contraproposta seja capaz de trazer entendimento entre empregados e empresas para que possamos continuar diálogo e processo de negociação que traga avanços esperados e merecidos pelos mais de 40 mil empregados da Ebserh em todo o Brasil", destacou.

Confira o quadro com resultado das assembleias por estado:

• Capa: Na foto, empregados se manifestam na greve em PE (Reprodução/Sindsep-PE)

Condsef/Fenadsef