O governo federal lançou o Desenrola Brasil, um programa que facilita o pagamento de dívidas para as pessoas físicas que estão com o nome sujo. O programa tem benefícios especiais para os servidores públicos das três esferas (estadual, municipal e federal), que podem renegociar suas dívidas bancárias com condições mais favoráveis. Para participar, é preciso ter uma renda mensal de até R$ 20 mil e estar na faixa 2 do programa.

O Desenrola Brasil tem duas faixas de atendimento: a faixa 1, voltada para as pessoas de baixa renda, que ganham até dois salários mínimos (R$ 2.640) ou que estão cadastradas no CadÚnico, o programa social do governo federal. Essas pessoas podem renegociar dívidas de até R$ 5 mil, que incluem não só as dívidas bancárias, como cartão de crédito, mas também as contas atrasadas de outros setores, como energia, água e comércio varejista. Essas dívidas devem ter sido negativadas entre 2019 e 2022.

A faixa 2 é destinada às pessoas que têm uma renda mensal de até R$ 20 mil e que têm dívidas bancárias negativadas entre 2019 e 2022. Nesse caso, não há limite de valor para as dívidas, mas elas devem ser apenas de origem bancária. Os servidores públicos se enquadram nessa faixa e podem aproveitar o programa para quitar seus débitos com descontos e parcelamentos.

O objetivo do Desenrola Brasil é ajudar os consumidores a saírem do endividamento e a recuperarem o seu crédito no mercado. O programa também beneficia os servidores públicos, que podem resolver suas pendências financeiras com mais facilidade e tranquilidade.

O prazo para aderir ao programa é até 31 de março.

• Capa: As dívidas são negociadas pelo Desenrola em uma plataforma on-line / Foto: Arquivo

Fonte: Com informações do jornal EXTRA - Leia a matéria completa AQUI