Descompactação da tabela do magistério, reajuste sem parcelamento, incorporação de gratificação das auxiliares, piso da enfermagem, concurso, parcela do PCCS e mais

Os trabalhadores da Prefeitura de Florianópolis souberam mais uma vez enfrentar a truculência do governo Topázio Neto (PSD) e aprovaram, nesta quinta-feira (15/6), o encerramento da greve em defesa do serviço público com avanços na valorização da categoria.Foram 15 dias de uma luta intensa, com ameaças diárias de demissões, desconto, punições e multa. Mas a força do nosso movimento mostrou, mais uma vez, que quem decide o fim da greve é SEMPRE o trabalhador, e não o patrão ou a imprensa.Na proposta aprovada pela categoria após a audiência no TJ-SC, ficou estabelecido que os processos administrativos contra trabalhadores em greve ficam extintos.

Contra a vontade de Topázio, não haverá desconto ou perseguição a nenhum trabalhador que entrou em greve. Já a multa contra o sindicato foi convertida na doação de alimentos a uma associação beneficente.LEIA O ACORDO NA ÍNTEGRA

A reposição salarial de 4%, garantindo a totalidade da inflação do período, será paga em uma única parcela, já no vencimento de julho e referente a 1º de maio. Desde o governo César Souza Jr. não recebíamos a reposição da inflação em uma única parcela.Da mesma forma, o auxílio-alimentação e lanche foi reajustado em 8% – mais que o dobro da inflação –, também referente a 1º de maio e pago em todas as licenças remuneradas (férias, licença prêmio etc).As auxiliares de sala terão R$ 600 incorporados ao vencimento. Chega de gratificação!No PCCS do Quadro Civil, o pagamento de uma parcela será feito já em julho, garantindo que restam apenas três parcelas para integralização do plano, sem aumentar o número de parcelas.O piso da enfermagem será pago integralmente no vencimento. Vamos fiscalizar para garantir o pagamento correto assim que o repasse do governo federal for feito.Já a carreira do magistério começa enfim a ser descompactada em julho, com uma garantia de aplicação de R$ 750 mil por mês. A comissão eleita pela categoria abrirá os trabalhos imediatamente, com o indicativo de iniciar a descompactação pelas titulações.Os trabalhadores de 20 horas que não recebiam vale-lanche passarão a receber a partir de 2024, iniciando pelos que trabalham nos turnos matutino e vespertino (M/V 20h).A prefeitura se comprometeu ainda com a prorrogação dos concursos vigentes e com o lançamento de um edital para novo concurso público até agosto deste ano. Os trabalhadores deverão fazer a compensação das horas até 15 de dezembro. O calendário de pagamento será acertado com a gestão de cada unidade e enviado para a secretaria correspondente para aprovação.

A LUTA CONTRA AS O.S. SEGUE FIRME

Conseguimos estancar o avanço das organizações sociais (O.S.) em toda a prefeitura – mas Topázio manteve seu plano de terceirizar a gestão da UPA Norte e do chamado Complexo Hospitalar, que incluirá a UPA Sul.É importante lembrar que, em 2019, o ex-prefeito Gean também implantou uma O.S. na educação. Foi na luta que conseguimos remunicipalizar os NEIMs que já estavam na mão de uma empresa privada.Por isso, os trabalhadores não podem recuar. As organizações sociais representam o que há de pior na terceirização do serviço público e prejudicam toda a população de Florianópolis. É nosso dever enfrentá-las.Seguimos firmes com a certeza de fizemos a boa luta e de que estamos do lado certo da história: o daqueles que defendem o direito de todos a um serviço público gratuito e de qualidade!
 Fonte: Sintrasem