Empresa ainda não apresentou nenhum percentual de aumento para a categoria. Condsef/Fenadsef cobrou retorno de pontos que poderiam ser resolvidos de imediato. Próximas reuniões estão agendadas para os dias 3, 4, 17 e 18 de maio

A Condsef/Fenadsef, em conjunto com representantes dos trabalhadores de sua base e demais entidades que compõem a mesa de negociação, participou nessa quarta-feira, 19, da 2ª reunião para tratar do ACT 2023/2024 dos empregados da Ebserh. Sem apresentar nenhum percentual de aumento para a categoria, gestores da empresa informaram que o atual ACT será prorrogado por mais trinta dias. A categoria, que tem data base em 1º de março, está há sessenta dias com o atual ACT em atraso. O secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo da Silva, argumentou que a prioridade é a discussão do atual ACT. A gestão da empresa sugeriu uma dinâmica para que fossem criados grupos de trabalho para discutir temas por blocos: Adicional de Titulação, Previdência Complementar, Seguro de Vida em Grupo e Revisão dos Planos de Cargos e Carreiras e Salário.As reuniões que vão discutir esses temas serão online e vão contar com dois representantes de cada entidade e dois representantes da empresa para cada grupo de trabalho. A indicação dos nomes deve ser feita até o dia 2 de maio. A Condsef/Fenadsef cobrou ainda a revogação imediata do plano de progressão que foi firmado pela gestão da Ebserh no final de 2022 pelo antigo chefe da DGP, Rodrigo Barbosa. A gestão da empresa por sua vez apresentou várias cláusulas com temas já contemplados em regulamentos, normativas e legislações. Os temas devem ser apreciados com possíveis contestações. O objetivo é asseguar a segurança jurídica dos termos do ACT. Vale destacar que a assessoria jurídica da Condsef/Fenadsef acompanhou a reunião.

Pontos que podem ser resolvidos de imediato

Uma vez prorrogado o ACT, a Condsef/Fenadsef pautou a possibilidade de liberação do gozo dos abonos do ACT 2023/2024 em negociação. Para empresa o entedimento é de que o abono deve ser gozado por período, mas se comprometeu a retomar o tema na próxima reunião. Mesmo reconhecendo avanços no debate, a confederação levantou a importância de discutir temas que já poderiam estar resolvidos. Além do uso fruto imediato do abono, questões que envolvem lactantes e priorização do debate sobre jornada de trabalho são alguns deles. As próximas reuniões para seguir negociando o ACT 2023/2024 estão agendadas para os dias 3, 4, 17 e 18 de maio.
  • Capa: Divulgação
Fonte: Condsef/Fenadsef